Mulheres brilhantes

Conheça algumas mulheres que se destacam na área de tecnologia e computação, inspirando futuras gerações.

Ada Lovalece

Ada Lovelace

Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace (1815–1852), foi uma matemática e escritora inglesa, reconhecida como a primeira programadora da história por criar algoritmos para a Máquina Analítica de Charles Babbage. Entre 1842 e 1843, traduziu um artigo de Luigi Menabrea e acrescentou suas próprias anotações, incluindo o primeiro programa de computador. Ada também antecipou o potencial dos computadores além de cálculos numéricos. Casou-se com William Lord King, tornando-se Lady Lovelace, e faleceu aos 36 anos vítima de câncer.

Carol Shaw

Ada Lovelace

Carol Shaw, nascida em 1955 na Califórnia, cresceu influenciada pela revolução tecnológica do Vale do Silício e pelo interesse precoce em videogames. Formada em Ciências da Computação pela Universidade de Berkeley, foi contratada pela Atari em 1978, tornando-se a primeira programadora de um jogo, o 3D Tic-Tac-Toe. Em 1982, na Activision, criou seu maior sucesso, River Raid. Aposentou-se no início dos anos 1990 e desde então dedica-se a trabalhos voluntários em tecnologia.

Frances Allen

Ada Lovelace

Frances Elizabeth Allen (1932–2020) foi pioneira na otimização de compiladores, com contribuições em compiladores, otimização de códigos e computação paralela, além de trabalhos para a NSA. Primeira IBM Fellow e primeira mulher a ganhar o Prêmio Turing (2006), foi membra do IEEE, ACM e de importantes conselhos de computação. Faleceu aos 88 anos de complicações do Alzheimer.

Roberta Willians

Ada Lovelace

Roberta Heuer Williams (nascida em 1953) é uma das designers de jogos mais influentes, criadora de Mystery House, o primeiro jogo de aventura com gráficos. Com seu marido, fundou a On-Line Systems (depois Sierra) e foi líder no desenvolvimento de jogos de aventura gráficos nas décadas de 1980 e 1990. Sua carreira de duas décadas teve grande impacto na indústria, atuando em design, produção, conteúdo e som.

Grace Hopper

Ada Lovelace

Grace Murray Hopper (1906–1992) foi almirante e analista de sistemas da Marinha dos EUA, pioneira da computação e criadora da linguagem Flow-Matic, base para o COBOL. Ph.D. em Matemática por Yale, foi uma das primeiras programadoras do Harvard Mark I e coautora de artigos sobre o projeto. Trabalhou no UNIVAC I e desenvolveu o primeiro compilador para o Sistema A-0, que traduzia comandos em inglês para código de máquina.

Hedy Lamarr

Ada Lovelace

Hedy Lamarr, nascida Hedwig Eva Maria Kiesler em 9 de novembro de 1914, em Viena, foi uma atriz e inventora austríaca naturalizada norte-americana. Em sua carreira de 28 anos, atuou em mais de 30 filmes e, durante a Segunda Guerra Mundial, co-inventou com o compositor George Antheil um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA que se tornou base para a telefonia celular. Em 2014, foi incluída postumamente no National Inventors Hall of Fame. Destacou-se em filmes como Algiers (1938), Lady of the Tropics (1939), Boom Town (1940), Comrade X (1940), Come Live with Me (1941), H.M. Pulham, Esq. (1941), Crossroads (1942) e White Cargo (1942).

Katherine Johnson

Ada Lovelace

Katherine Coleman Goble Johnson, nasceu em 26 de agosto de 1918. Foi uma matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA. Conhecido pela precisão na navegação astronômica informatizada, seu trabalho de liderança técnica na NASA se estendeu por décadas onde ela calculava as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos de Projeto Mercury, incluindo as primeiras missões da NASA de John Glenn, Alan Shepard, o voo da Apollo 11, em 1969, à Lua e trabalho contínuo por meio do programa dos ônibus espaciais e sobre os planos iniciais para a missão a Marte

Mary Kenneth Keller

Ada Lovelace

Mary Kenneth Keller (1913–1985) foi uma freira e pioneira da ciência da computação nos EUA. Em 1965, tornou-se uma das primeiras mulheres doutoras na área, com tese sobre inferência indutiva. Trabalhou no Dartmouth College no desenvolvimento da linguagem BASIC, criada para tornar a programação mais acessível a não especialistas. Fundou o departamento de Ciência da Computação da Universidade Clarke, onde atuou por 20 anos promovendo educação e acesso à tecnologia. Em sua homenagem, a instituição mantém um centro de computação e uma bolsa de estudos com seu nome.

Jean E. Sammet

Ada Lovelace

Jean E. Sammet (1928–2017) foi uma cientista da computação pioneira no desenvolvimento de linguagens de programação. Criou, em 1962, a linguagem FORMAC, primeira amplamente usada para manipulação simbólica de expressões matemáticas, marcando a álgebra computacional. Formada em matemática, trabalhou como professora e programadora antes de ingressar na IBM, onde atuou por 27 anos. Também teve papel importante na criação do COBOL, integrando a subcomissão da CODASYL ao lado de Grace Hopper e outros.

Karen Sparck Jones

Ada Lovelace

Spärck Jones atuou no Cambridge Language Research Unit desde o fim dos anos 1950 e, a partir de 1974, no Cambridge University Computer Laboratory, aposentando-se em 2002 como Professora de Computadores e Informação, título recebido em 1999. Antes disso, trabalhou em contratos de curto prazo e manteve suas atividades no laboratório até pouco antes de falecer. Sua pesquisa se concentrou em processamento de linguagem natural e recuperação de informações. Em 1972, introduziu o conceito de frequência inversa de documentos (IDF), fundamental para mecanismos de busca modernos, geralmente em conjunto com o método tf-idf. Em 1982, participou do Alvey Programme.

Radia Joy Perlman

Ada Lovelace

Radia Joy Perlman é uma cientista da computação norte-americana, conhecida como a “mãe da Internet” pela criação do protocolo Spanning Tree (STP), essencial para o funcionamento de pontes de rede. Também desenvolveu o protocolo TRILL e contribuiu para protocolos de roteamento link-state. Autora e coautora de livros sobre redes e segurança, possui mais de 100 patentes. Trabalhou na Sun Microsystems, lecionou em universidades como Harvard, MIT e Washington, e atualmente atua na Dell EMC. Recebeu prêmios como o Lifetime Achievement Award da Usenix e o SIGCOMM da ACM.

Margaret Heafield Hamilton

Ada Lovelace

Margaret Heafield Hamilton é uma cientista da computação, engenharia de software e empresária estadunidense. Foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado.
Margaret publicou mais de 130 artigos, atas e relatórios relacionados aos 60 projetos e seis programas importantes nos quais ela esteve envolvida. Em 22 de novembro de 2016 foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, honraria recebida por seu trabalho sobre o desenvolvimento do software de voo a bordo das missões Apollo da NASA.